Na teoria, a empresa deveria não apenas instalar as novas luminárias, mas também garantir a manutenção por cinco anos. Na prática, o que se vê são bairros inteiros mergulhados na escuridão e um serviço que, apesar de já pago, simplesmente não é cumprido. Enquanto isso, a atual gestão se vê impedida de contratar outra empresa, já que o contrato herdado da administração anterior continua em vigor.
Diante do impasse, a Prefeitura precisou iniciar reparos emergenciais por conta própria, numa tentativa de devolver o mínimo de dignidade aos moradores. Mas a medida paliativa não apaga a raiz do problema: a assinatura de um contrato que hoje se mostra um verdadeiro fardo para a cidade.

Na Câmara, a situação já é alvo de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI), presidida pelo vereador Walter de Oliveira (PODE), que busca investigar o descumprimento das cláusulas contratuais e avaliar medidas para responsabilizar a empresa. Entre as possibilidades está a devolução de parte do montante recebido, abrindo caminho para que a Prefeitura contrate outra prestadora de serviços.
O atual prefeito reforça que o contrato não foi feito por sua administração e que a luta agora é para obrigar a empresa a cumprir o que prometeu.
“O povo não pode pagar duas vezes por um serviço já contratado”, afirmou.
Diante da situação e entendendo que a população não poderia ficar sem o serviço, a atual administração contratou, em caráter emergencial, outra empresa que será responsável pelas substituições e reparos necessários. Segundo a Prefeitura, a equipe jurídica está atuando para resolver o problema, a fim de evitar maiores prejuízos aos cofres públicos e à população itarareense.
“Nosso compromisso é garantir uma cidade mais iluminada, segura e com serviços prestados de forma eficiente. Enquanto resolvemos juridicamente essa situação, não podemos deixar a população na escuridão”
Prefeito João Fadel Filho
Além da contratação emergencial, a administração determinou que equipes de fiscalização acompanhem de perto os trabalhos da nova empresa, assegurando rapidez nas trocas e qualidade no atendimento. O município também reforça que o processo segue em análise na Câmara e que não poupará esforços para responsabilizar a R.M. Empreendimentos, cujo contrato assinado na gestão de Heliton da Junitex hoje cobra seu preço: uma cidade no escuro e uma população que exige respostas.
Revolta popular nas redes
A revolta da população de Itararé diante das lâmpadas apagadas e ruas às escuras tem ganhado força nas redes sociais. Em grupos do Facebook, moradores reclamam que continuam pagando a taxa de iluminação pública, mesmo sem o serviço funcionar de forma adequada.
Comentários como o de Helena Vieira Segato, que afirma pagar há 15 anos sem ter iluminação em sua rua, refletem a indignação popular:
“já falei com vários vereadores e nada, acho que vou ter que entrar na Justiça para ver o que eles fazem”, desabafou. Outros cidadãos também questionaram o fato de a cobrança vir na conta de energia, mas os postes permanecerem apagados.

A percepção de muitos moradores, porém, ainda é distorcida. Parte da população acredita que a culpa é da gestão atual, sem saber que a raiz do problema está no contrato firmado durante a administração do ex-prefeito Heliton da Junitex.
A empresa R.M. Empreendimentos recebeu mais de R$ 12 milhões para modernizar a iluminação e realizar manutenções por cinco anos. O serviço, no entanto, não está sendo cumprido, deixando a cidade no escuro e a atual gestão de mãos atadas para contratar outra empresa.
Essa falta de informação faz crescer a sensação de abandono e injustiça. Enquanto uns criticam o prefeito e vereadores atuais, a verdade é que o contrato herdado engessou a Prefeitura e a Câmara precisou abrir uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar as falhas e exigir responsabilidades.
O caso escancara a herança da gestão passada: um contrato milionário mal executado que hoje recai sobre toda a cidade. A revolta popular é legítima, mas precisa ser direcionada ao verdadeiro ponto de origem: as decisões tomadas no gabinete de Heliton da Junitex, que comprometeram o futuro da iluminação pública em Itararé.
Para facilitar o atendimento à população, a Prefeitura disponibilizou um canal exclusivo para solicitações de troca de lâmpadas, por meio dos telefones (15) 3531-8707 ou (15) 3531-8708, das 8h ás 11h e das 13h às 16h30.
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